terça-feira, 2 de agosto de 2011


Hoje entrevistarei o João Brum, repórter da ZH da área Vestibular. 
P: O que um jornalista faz?
R: Um jornalista pode trabalhar em uma redação, seja de jornal, revista, rádio, TV ou online, desempenhando funções como a de repórter, editor, produtor, redator, fotógrafo ou diagramador. Também pode atuar como assessor de imprensa, auxiliando na divulgação de marcas, produtos, partidos políticos, artistas, empresas. É possível ainda ser dono do próprio negócio, apostar no empreendedorismo na área de comunicação.
P: O que a sua área faz?
R: Trabalho na área de Educação do jornal, escrevendo reportagens para o caderno Vestibular, voltado a estudantes de Ensino Médio e Superior. São matérias com dicas e sugestões para quem vai começar uma faculdade.
P: Tudo o que você escreve é publicado?
R: Nem sempre. Às vezes, algum assunto perde importância e acaba sendo derrubado (ou seja, não será mais publicado), pois surgiu outro mais relevante no momento. O dia a dia de uma redação é muito intenso, novas notícias estão sempre surgindo, então os editores precisam fazer escolhas na hora de preparar as páginas do jornal.
P: Trabalha com sua opinião nas notícias ou é imparcial?
R: O jornalista sempre procura ser o mais imparcial possível, a menos que ele seja um colunista (quando escreve justamente para expressar uma opinião). É fundamental se distanciar do assunto para ter mais credibilidade.
P: Te sente como um formador de opinião?
R: Estou apenas começando na carreira de jornalista, me formei há um ano e meio. Mas já recebo algum retorno dos leitores. Outro dia, encontrei uma pessoa conhecida, que dá aulas, e ela me disse que havia usado uma reportagem assinada por mim com seus alunos. Isso é muito legal.
P: Para você, o que é o jornalismo?
R: É uma forma de conhecer diferentes lugares, conversar com diferentes pessoas e ainda escrever diferentes histórias sobre tudo isso.
P: Que dica você pode dar para quem quer seguir essa carreira?
R: Aproveite o tempo da faculdade para ler bastante, visitar redações e assessorias imprensa, fazer vários estágios. Experimente diferentes tipos de trabalho antes de se decidir. Cada área do jornalismo tem algo interessante.
Contato do entrevistado:
joao.brum@zerohora.com.br


Contato do entrevistador:


@wifisemsenha


E sigam nosso parceiraço:


                                        @GenioDaDepre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Só mais uma ideia © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes