quinta-feira, 28 de julho de 2011

Entrevista Gustavo Miranda Ángel

 Gustavo Miranda Ángel é ator e mestre do improviso, colombiano, atua desde seus oito anos de idade. Gustavo é fundador do projeto de improviso Acción Impro, com o grupo, participou na emissora colombiana Caracol com o espetáculo Los Impredecibles.

P: Gustavo, como te descreves?

R: Eu não sei como um se descreve a sim mesmo. (Vou responder intentando escrever português, mas é importante deixar claro que eu não falo bem e também não escrevo bem) mas voltando para a pergunta, acho que não tenho idéia de como eu sou, é engraçado, mas você já pensou que jamais na sua vida você consegue-se ver realmente como é, porque todos os dias as pessoas estão olhando para você, falando como tem que se - comportar, como tem que se mostrar. E aí você nem olha para você, só quando fica frente do espelho, e mesmo aí você não vê o seu reflexo real, vê a contraparte, como numa foto. No vídeo, por exemplo, você consegue verse mais, e a maioria das vezes também não gosta. E mesmo assim não é você, é sua imagem presa no tempo numa fita ou num DVD, ou no Facebook, você é realmente quem está assistindo o vídeo.
Claro que em verdade também ninguém conhece você como você se conhece. Por dentro. Mas de isso não se fala, não numa entrevista, rsrsrs. Vamos lá, vou responder gente...
¨Eu sou um colombiano que gosta muito do Brasil. Sou ator, preguiçoso, criativo, improvisador, filho, irmão, namorado, humanito, estudante, professor, pesquisador, quero e trabalho por ser dramaturgo, clown e melhor pessoa¨

P: Para você, o que é o improviso?


R: O improviso é uma ferramenta para o ator. Por exemplo, quando um ator vai fazer uma cena, ele tem que decorar seu texto, mas também tem que fazer suas ações, e um dos melhores caminhos para encontrar essas ações é a traves do improviso. Esta ferramenta também é utilizada por outro tipo de artistas, músicos, bailarinos... etc.
Agora, a Impro é outra coisa, ela é a improvisação feita como resultado, como uma peça pronta que a platéia assiste ao vivo, mas ela não está realmente pronta, porque é improvisada. Impro é um movimento artístico do teatro muito novo e agora no Latino América está sendo pesquisada dum jeito profundo. O Teatro de improvisação, que também é uma maneira de chamar a Impro, ele é feito por muitas companhias aqui no Brasil. Lá na Colômbia a gente faz Impro á 11 anos. Você reconhece um espetáculo de Impro porque seja qualquer formato (longo, curto, engraçado, dramático, etc.) sempre está sendo feito no instante sem possibilidade de se repetir.


P: Quando decidiu estudar o improviso, tornar-se improvisador?


R: Eu sou ator formado na escola de Arte Dramático da Universidad de Antioquia lá na Colombia. Naquela escola á 11 anos chegou um mestre de Impro da Itália, eu mais nove atores da escola, começamos trabalhar a técnica porque piramos com os jogos, com o risco e com os resultados. Ali começamos a viajar e a conhecer mais da Impro, recebemos aulas com uma turma argentina muito importante na historia da Impro Latino Americana chamada Sucesos Argentinos, e continuamos trabalhando e estudando teatro, e juntos nos formamos e depois de muitas trocas por vários países, incluído Brasil, a gente viro um grupo importante para o teatro lá na Colômbia, e agora somos improvisadores profissionais, eu acho que tanto pelo trabalho como pelo estudo. Justamente neste momento estou fazendo um mestrado em Dramaturgia e Direção, que mesmo que pareça que não tem a ver com a Impro, eu estou encaminhando ele para lá, para nosso mundo do improviso.


P: O improviso vem crescendo cada vez mais no Brasil, tendo como destaque grupos como Improvável (Os Barbixas), Zenas Emprovisadas, Jogando no Quintal, entre outros no qual você já participou. Mas, apesar de famosos, apenas uma classe mais alta tem acesso ao trabalho, acha que isso se deve a que?


R: Eu acho que você coloca o exemplo das turmas que tem a ver com isso, todas muito boas, adoro elas, de fato trabalho com elas. Mas não são as únicas turmas de improvisação. Agora têm muitas mais que ficam mais perto.
De outro lado, eu também acho que esses grupos que você menciona são todos exitosos, virarem famosos, e a fama traz com ela isso, ela faz parte do problema que você expõe, não é apesar de famosos, é porque são famosos. E temos a idéia de que com o teatro não se faz grana, mais manter aqueles grupos deve valer muito e eles precisam ganhar, pagar a produção, fazer publicidade, detrás de cada turma tem um mundo com um monte de problemas a resolver e de pessoas que precisam viver do seu trabalho, que merecem viver bem.  Então o problema não vem deles, com certeza, ele vem do outro lado, do sistema tal vez.  O acesso ao teatro e sua dificuldade para tudo mundo, existe desde os inícios do teatro, desafortunadamente, e agora, gente, estamos no mundo, no Latino América, com esperança, eu quero que seja como você quer também, vamos ter paciência e esperar muitas mudanças, por em quanto podemos gerar outro tipo de mudanças internas assistindo teatro ou teatro de improvisação, ao menos aquele ao que temos acesso.


P:  No Brasil e no mundo, os jovens estão cada vez mais interessados no humor. Muitos desejam seguir carreira no stand up, improviso e até mesmo em esquetes. Qual dica você poderia passar a eles?


R: Primeiro que o mundo do humor é tão grande como o mundo onde a gente mora. Não da para viver em todo ele. Então, determinar os seus desejos, o que você quer? ser engraçado para ganhar grana? pesquisar o humor na arte?  gosta de atuar e sem procurar é engraçado e quer mergulhar ali? O que você se vê fazendo no futuro? na televisão, no teatro, na rua, num bar?
É muito importante deixar claro que o Stand-up e a Impro são totalmente diferentes, que agora tem uma onda de Impro com estilo Stand-up muito boa, mais isso só não e Impro, é uma linguajem, um formato de Impro.  Assim como se faz impro para criar esquetes.  Existem, por exemplo, muitos formatos de teatro de Improvisação também muito legais. Eu convido vocês procurar eles, olhar diferentes jeitos de improvisar. O tal vez de mergulhar em outros caminhos, outras linguajem como o Stand-up ou os esquetes, mais sempre procurando o seu desejo de crescer.  E aí tomar a melhor decisão.


P: Todos os artistas se inspiram em alguém, você é inspiração para muitos. Em quem você se inspira?


R: Muito obrigado, inspirar a alguém já faz que o trabalho seja para crescer.
 Então na Impro eu me inspiro em meus próprios amigos do Accion Impro, em parceiros como César Gouvêa da companhia Do Quintal. Em Omar Argentino Galván, em Marcelo Savignone e tuda a turma de Sucesos Argentinos, em meus amigos das companhias aqui no Brasil e das companhias da Espanha, México, Argentina, Equador... são tantos. No teatro me inspiro nos textos de autores como Shakespeare, piro com grupos como Malayerba do Equador, o Petra da Colômbia. Gosto dos shows de humor gestual da companhia Tricicle da Espanha, dos sketches dos Barbixas e As Olivias aqui no Brasil. Em bailarinos como Mauricio Flórez da Colômbia. Gente agora que estou respondendo vejo que tenho muitas pessoas em quem eu me inspiro. Fica chato falar mais nomes. Não? rsrsrs


P: Para você, o que é mais importante no improviso?


R: não sei em que sentido você me pergunta, vou supõe que é na técnica.
O mais importante é você se divertir sem sentir – se cômodo. Aprender a base da Impro mais pirar em pesquisar o que você realmente gosta de ela. Se pirar com jogos então mergulhar em jogos, se gostar de construir historias vai lá procurar isso. O importante é você saber que está entrando num mundo inimaginável, encantador e muito trabalhoso.


Galera,  troquei uma idéia com o mestre Gustavo Miranda Ángel! Obrigado pela visita, então, divulguem o nosso blog e se liguem em só mais essa idéia!


Obrigado vocês pelo convite. Aproveito para convidar as pessoas assistir El Pasajero neste mês no Teatro Crisantempo na rua fidalga 521, Vila Madalena SP. Sábado 30 as 9 e domingo 31 as 8, últimas apresentações. Abraço grande e desculpa o meu português. Até.


Contatos profissionais do entrevistado:

GUSTAVO MIRANDA ÁNGEL

Actor profesional con una amplia experiencia en el medio teatral desde los 8 años de edad. Pionero en la técnica Impro en Colombia, fundador de la compañía Acción Impro de Medellín, con quién he participado en festivales y encuentros internacionales de Improvisación desde el año 2003 en Argentina, México, Ecuador, Brasil, Chile, España y Colombia.

Es el director de contenido y uno de los improvisadores del programa Los Impredecibles de Caracol televisión.

Director creativo de los Festivales Iberimpro I, II y III (2008 – 2010 – 2012)

Como profesor especializado en la improvisación teatral, ha dictado cursos de Impro en Buenos Aires, Santiago, Guayaquil (Ecuador) Sao Paulo y de manera permanente en la Academia de Teatro de Acción Impro en Medellín.

Actualmente cursa una maestría en Dirección y Dramaturgia en la Universidad de Antioquia y realiza una investigación individual sobre las diferentes percepciones de la improvisación como resultado (Formatos largos, improvisaciones no humor y creación de historias sustentadas en la acción dramática y la creación del personaje y la dramaturgia improvisada)

Está realizando junto con Cesar Gouvea de la compañía Do Quintal de Brasil, un nuevo espectáculo llamado El Pasajero, ganador de la beca Iberescena 2011, que está siendo estrenado actualmente en Sao Paulo y será llevado en el mes de agosto a Medellín Colombia.

Además de la improvisación, ha trabajado como actor y director asistente en las temporadas internacionales de opereta y zarzuela desde el 2004 hasta el 2007 con la Fundación prolífica de Antioquia en Medellín y con la maestra Zoraida Salazar en Cali Colombia.


Contatos do entrevistador:


@wifisemsenha


Sigam nosso parceiraço:


                                                     @GeniodaDepre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Só mais uma ideia © 2012 | Designed by LogosDatabase.com, in collaboration with Credit Card Machines, Corporate Headquarters and Motivational Quotes